quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lançamento promete ser o futuro das telas .

Durante o Japan Conference de 2008, feira tecnológica realizada no país do sol nascente, as empresas Sony e Samsung apresentaram monitores com um material que promete revolucionar monitores, televisores e displays de LCD e plasma. A novidade foi batizada de OLED, sigla que em português pode ser traduzida como Diodo Orgânico Emissor de Luz, mas para não usar esse nome não muito amigável, vamos aqui também chamá-lo de OLED.

O novo material consiste de um dispositivo composto de moléculas fílmicas que emitem luz ao receberem carga elétrica. O dispositivo pode ser aplicado diretamente em superfícies de telas por meio de um método de impressão complementado por filamentos metálicos que conduzem impulsos elétricos permitindo que o display tenha “luz própria”.
Por ser um material orgânico, o OLED consome menos energia, gera imagens com mais brilho e nitidez e, por possuir sua própria luz, não é necessário luz de fundo ou lateral, assim, ele se torna versátil e ocupa menos espaço. Por esses motivos, o OLED já vem sendo aplicado em notebooks, monitores e em alguns celulares.
Os displays OLED podem ser visualizados de diversos ângulos, até 180º; isso é possível por causa do contraste de 1000:1 (contra 100:1 das telas de LCD), além de suportar altas e baixas temperaturas com maior eficiência.
Portanto, pense em um televisor de alta definição, com mais de 1,5 m de largura e menos de 1 cm de espessura, que consome menos energia que a maioria dos aparelhos disponíveis hoje. Esse é o objetivo do OLED, criar mais definição e reduzir os custos, tanto no consumo de energia quanto na fabricação.
Ainda não se tem uma previsão, mas espera-se que até 2010 sejam lançados os displays no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário